Jovens exercitam a solidariedade beneficiando crianças carentes

Mais que brinquedos ou alimentos, eles doam tempo, carinho e atenção por meio do Projeto 23 de maio

No último dia 21 de julho, o Grupo de Jovens (GJ) da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro promoveu uma divertida Festa Julina no Projeto 23 de Maio. Participaram cerda de 30 jovens do GJ, além de 300 pessoas integrantes do projeto, entre crianças, pais e voluntários. O evento foi apenas mais uma atividade realizada pelos membros do Grupo, que abraçaram a iniciativa e realizam ações semanais no local.

Desde setembro de 2015, o Grupo de Jovens participa ativamente do Projeto 23 de Maio com visitas de voluntários às crianças todas as sextas-feiras. São servidas refeições para elas e realizadas atividades lúdicas. Além dos encontros, também são promovidas campanhas durante todo o ano para arrecadação de doações, bem como é oferecido apoio às famílias em situação de necessidade.

Atualmente, a ida ao projeto já está incluída no rol de atividades semanais do Grupo de Jovens, havendo semanas em que são locadas duas vans para transporte dos voluntários. Mayara Augusto, de 22 anos, hoje responsável pela interação entre o GJ e o Projeto 23 de Maio, afirma que o anseio de participar das atividades surgiu após uma palestra sobre ajuda ao próximo na Crisma, que lhe despertou a inquietude de fazer algo a mais pela comunidade. A convite de um amigo próximo, ela foi conhecer o projeto e se apaixonou pelas crianças.

“As visitas semanais são importantes para os jovens de nossa Paróquia, pois lhes dão a oportunidade de conhecer  realidades diferentes e de, efetivamente, ajudar irmãos em necessidade. Tem sido difícil atrair um grande número de voluntários, mas, aos poucos, essa realidade vem mudando”, afirma ela.

Quanto ao reflexo das ações na vida das crianças, Mayara avalia que são diversos. “Auxiliamos com alimentação, roupas, agasalhos, material escolar e aulas de reforço. Mas o benefício maior é o carinho levado a elas que, por muitas vezes, não têm essa relação afetiva em casa ou são vítimas de violência”.

 O jornalista Luiz Felipe Guerra, de 22 anos, participa do projeto desde o início, convidado por alguns amigos. “Tomei gosto, realmente me apaixonei pela causa e virou um compromisso semanal estar nas visitas”, conta. Segundo ele, depois que começou nas atividades, passou a valorizar o voluntariado, não só aquele servir dentro da igreja, mas funções realizadas pelo e para o próximo. “Por vezes senti falta do servir um pouco mais direto, mais humano. Por isso, me identifiquei com esse tipo de atitude. Mesmo que eu não possa mais ajudar no projeto, não deixarei de ajudar quem mais necessita; é esse ponto que realmente me tocou”, destaca.

O início de tudo

Em meados de 2009, João Vitor Vaz reuniu 14 amigos para fazer uma feijoada beneficente, arrecadando mais de 250 cestas básicas. Seu avô, Pimentel Vaz, lhe pediu que doasse algumas para o sr. João, que trabalhava como porteiro em seu prédio e fazia uma reunião com algumas crianças às sextas-feiras, em frente à sua casa, no bairro 23 de Maio, para pregar a Palavra de Deus.

Despertada a curiosidade, João Vitor foi conhecer e fez uma pequena festa de Dia das Crianças para entrega de alguns presentes. Para atrair as crianças para o encontro, João fornecia um sopão com carcaça de frango e legumes reaproveitados, quando não apenas bolacha ou pão.

A partir daí, João Vitor começou a pedir doações de alimentos a amigos e convidá-los a participar das reuniões, dando início ao Projeto 23 de Maio, que leva o nome do bairro que ajuda. Desde então, o projeto só cresce em participantes.

O bairro ainda é muito carente e qualquer doação é bem-vinda, que pode ser feita diretamente ao Grupo de Jovens (alimentos, roupas, móveis, itens de higiene pessoal, instrumentos musicais e outros). As visitas do projeto ocorrem todas as sextas-feiras, saindo às 18h30. Para participar basta acompanhar as redes sociais do GJ: Instagram (@gj_pnsps) e Facebook (/grupodejovenspnsps).

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Instagram

× Como posso te ajudar?