Nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Dario Campos, recebeu das mãos do Papa Francisco na manhã deste sábado, no Vaticano, o pálio; vestimenta litúrgica feita de lã branca cuja entrega está ligada ao juramento de lealdade feita pelos metropolitas ao Papa atual e a seus sucessores.

A entrega aconteceu na Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, durante a tradicional missa presidida por Francisco, transmitida ao vivo pela Rádio Vaticana e Portal Vatican News (04h30 no horário de Brasília).

O Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória, Pe. Ivo Amorim, explica que até o pontificado de Bento XVI a entrega e imposição do pálio eram feitas pelo próprio papa. “A partir de Francisco, ele apenas entrega o pálio durante a solenidade de São Pedro e São Paulo. A imposição é celebrada pelo Núncio Apostólico na Arquidiocese de cada Arcebispo em outra ocasião”, afirmou.

Dom Dario volta para a Arquidiocese de Vitória trazendo a insígnia em uma caixa e no dia 18 de agosto o Núncio Apostólico Dom Giovanni d’Aniello preside a celebração de imposição do pálio na Catedral Metropolitana de Vitória. A Celebração Eucarística será às 10 horas e na ocasião, o Núncio impõe o pálio sobre os ombros de Dom Dario.

Outros dois bispos brasileiros receberam a insígnia das mãos do Papa Francisco na manhã deste sábado : Dom João Inácio Muller, da Arquidiocese de Campinas (SP) e Dom João Justino de Medeiros Silva, de Montes Claros (MG).

Fonte: Arquidiocese de Vitória